OpenASB
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas oriundos da forma como o OpenASB gerencia máquinas-cliente

Ir para baixo

Problemas oriundos da forma como o OpenASB gerencia máquinas-cliente Empty Problemas oriundos da forma como o OpenASB gerencia máquinas-cliente

Mensagem  leomontenegro6 Seg Jan 05, 2015 10:49 am

Boa tarde.

O meu nome é Leonardo Montenegro. Trabalho em uma universidade pública onde contamos com vários ambientes oferecendo computadores com acesso à Internet ao seus alunos, professores e funcionários. Todos os computadores possuem Linux (distribuição Ubuntu), e nos últimos 4 anos tivemos utilizando vários softwares de Cyber Cafés, como Cafe Con Leche, Openlanhouse e Main Control System.

Atualmente, estamos utilizando o OpenASB (versão 0.6.1) em um desses ambientes, contendo cerca de 30 computadores com Ubuntu 12.04. No nosso caso de uso, este software serve muito bem ao seu propósito. Através do OpenASB, conseguimos liberar / bloquear computadores com facilitade, fechar aplicativos indesejados e gerar relatórios de acesso mensal.

No entanto, estamos tendo alguns problemas que são oriundos não de bugs, mas da forma como o OpenASB gerencia as máquinas-cliente, e esse problema está afetando indiretamente na geração de relatórios.

Mas deixe-me explicar melhor: No OpenASB, percebi que após uma máquina-cliente ser ligada, é feito primeiro a conexão cliente-servidor, e só após a conexão ser realizada, a máquina-cliente é bloqueada. Até aí tudo bem, visto que na maioria das vezes, o servidor é ligado primeiro e só depois as máquinas-cliente são ligadas.

No entanto, se ocorrer o contrário: máquinas-cliente serem ligadas primeiro e o servidor apenas depois, as máquinas-cliente continuam liberadas para qualquer pessoa acessar. E o pior disso é que esses acessos não são contabilizados, por ocorrerem fora do domínio do OpenASB no servidor.

Em suma, o bloqueio do computador é feito apenas depois que for feita a conexão cliente-servidor. Do contrário, o computador continua liberado, e se os computadores ficarem, digamos, uma semana desse jeito, ocorrerão vários acessos não registrados. Foi isso que ocorreu em um desses ambientes, de modo que no último mês de dezembro, embora tenha sido um mês de poucos acessos, quase nada foi registrado.

Tá certo que boa parte disso não é culpa do software, mas gostaria de fazer uma sugestão de recurso a ser implementado no OpenASB, se esta for a melhor área para tal: O que acham de alterar a forma como a aplicação-cliente do OpenASB bloqueia máquinas, de modo a manter a máquina bloqueada independente da conexão cliente-servidor for realizada ou não? Dessa forma, não ocorreria o risco de gerar acessos não-autenticados, evitando prejudicar o mecanismo de geração de relatórios.

É interessante citar que a maioria dos outros softwares que mencionei antes funcionavam da forma como falei: bloqueavam primeiro, conectavam-se depois. O Openlanhouse, por exemplo, mantinha a máquina bloqueada logo após a aplicação-cliente ser executada. O Main Control System, por outro lado, abria e fechava sessões constantemente, de modo que toda máquina também mantinha-se bloqueada quando ligada. Pena que todos eles foram descontinuados, não mais funcionando em versões recentes do Ubuntu.

No mais, muito obrigado por desenvolver e manter o OpenASB desde 2010 até hoje. Este é o único software de gestão de Cyber Cafés que continua ativo. Desejo boa sorte aos gestores do projeto, e podem contar conosco para relatar bugs e fazer mais sugestões de melhorias no OpenASB.

leomontenegro6

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos